Blog do Josias de Souza

RS: PSB deixa governo petista de Tarso Genro

Josias de Souza

Em reunião realizada na noite passada, a executiva estadual do PSB do Rio Grande do Sul decidiu desembarcar do governo petista de Tarso Genro. Nesta terça (24), uma delegação do partido comunicará a novidade formalmente ao governador. Comandará o grupo o deptado federal Beto Albuquerque, líder do PSB na Câmara e presidente da seccional gaúcha da legenda.

Noves fora posições de segundo escalão, o principal posto ocupado pelo PSB no governo de Tarso é o comando da Secretaria de Infraestrutura e Logística. O próprio Beto Albuquerque ocupou a poltrona até dezembro de 2012, quando retorno à Câmara. Hoje, o secretário é Caleb de Oliveira.

O desembarque do PSB gaúcho ocorre cinco dias depois de a Executiva nacional da legenda ter aprovado a devolução dos cargos federais a Dilma Rousseff. Horas antes, o PT federal aprovara nota na qual informa que não cogita deixar os postos que ocupa nos governos do PSB em Pernambuco, Ceará, Piauí, Amapá e Espírito Santo.

“A decisão da Executiva estadual reflete o compromisso do PSB gaucho com o projeto nacional”, disse Beto Albuquerque. “Isso não significa um rompimento com o governo Tarso Genro nem ruptura com o PT. Mas precisamos ficar livres para tomar nossas decisões para 2014 sem gerar constrangimentos ou sermos constrangidos por estarmos dentro do governo.”

Beto negocia a formação de um palanque para recepcionar no Rio Grande do Sul a candidatura presidencial de Eduardo Campos. Conversa sobretudo com PDT, PP e PMDB, três legendas que, no plano federal, gravitam na órbita de Dilma.