Topo

Josias de Souza

Dilma deve adiar compra de caças americanos

Josias de Souza

26/09/2013 03h19

A espionagem cibernética dos EUA virou pretexto para um novo adiamento da compra de caças para a Força Aérea Brasileira. Auxiliares de Dilma Rousseff afirmam que ela estava na bica de autorizar a aquisição de 36 caças modelo F-18 Super Hornet, fabricados pela norte-americana Boeing. Negócio de US$ 5 bilhões. Decidiu mandar a transação para o freezer.

Deve-se a informação aos repórteres Daniel Rittner e Leandra Peres. Em notícia veiculada no 'Valor', a dupla conta que a encomenda dos caças não levantará voo tão cedo. Abespinhada, Dilma não cogita assinar nada até o final de 2013. Um assessor argumenta que, no ano eleitoral de 2014, a polêmica aquisição dos caças não cairia bem. Quer dizer: deve ficar para 2015, ano inaugural do próximo mandato.

Vale recordar: em 2009, durante visita do então presidente francês Nicolas Sarkozy a Brasília, Lula dissera que o governo estava praticamente decidido a comprar os caças Rafale, fabricados pela Dassault. Já lá se vão quatro anos. E incontáveis desculpas. Para ventura do contribuinte e desassossego da FAB, sobreveio agora o papelório de Edward Snowden.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.