Topo

Josias de Souza

Snowden é fotografado num passeio de barco

Josias de Souza

31/10/2013 17h27

Life News/Reprodução

Asilado na Rússia em agosto, após passar um mês na área de trânsito do aeroporto de Moscou, Edward Snowden parece manter uma rotina mais tranquila do que a de Barack Obama. O portal russo Life News veiculou uma foto do ex-analista de inteligência americano num barco de passeio. Ao fundo, a imagem da igreja Cristo Salvador, em Moscou.

A foto foi tirada em setembro. O site diz que pagou por ela 100 mil rublos, o equivalente a US$ 3.122. Foi considerada autêntica por Anatoly Kucherema, advogado russo de Snowden. Dias atrás, o mesmo portal havia veiculado foto menos nítida do pesadelo americano empurrando um carrinho na saída de um supermercado.

Em meio ao redemoinho provocado pela divulgação dos dados que Snowden vazou, Barack Obama deve invejar-lhe a vida sossegada. Até emprego o algoz da Casa Branca já arranjou. Na época em que era apenas candidato à Presidência, Obama prometera acabar com os "grampos ilegais dos cidadões americanos".

Eleito, Obama manteve ligadas as fornalhas da máquina de espionagem que o antecessor George Bush montara sob o pretexto de que era preciso vigiar os terroristas. Agora, a cada novo dado do arsenal de Snowden que vem à luz, um pedaço do prestígio de Obama é arrancado. Resta muito pouco daquela aura benfazeja que encantara o mundo seis anos atrás.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.