Topo

Josias de Souza

Ciro rasga cartaz e xinga manifestante: ‘babaca’

Josias de Souza

02/11/2013 19h33

Secretário de Saúde do Ceará, Ciro Gomes (Pros) trocou insultos com um grupo de manifestantes no aeroporto do município de Iguatu, a 384 km de Fortaleza. O entrevero ocorreu na tarde de sexta-feira. Filmado, ganhou a internet. Na cena, Ciro toma o cartaz de uma moça. Rasga-o. E chama de "babaca" um manifestante que, com a voz amplificada por um equipamento de som, o qualifica de "arrogante".

Ciro parecia intessado em conversar. "Quem fala?", ele indagou ao se aproximar do grupo, no estacionamento do aeroporto. O manifestante que manuseava o microfone dizia: "Queremos exigir do governo do Estado abertura de negociações com o movimento grevista."

Ciro incomodou-se com os termos de um cartaz que se referia ao governador Cid Gomes em termos inamistosos. Lia-se na peça: : "Fora Cid." Irmão do alvo, Ciro tomou-lhe as dores. Discutiu com a jovem que segurava o cartaz.

O manifestante do microfone insistia na tecla da abertura de uma "mesa de negociação". E Ciro, apontando para o cartaz: "Com esse tipo de agressão aqui, não vai ter." Na sequência, Ciro repetiu cinco vezes a seguinte frase: "Com o PSOL não tem conversa."

Chamado de "arrogante" pelo locutor, Ciro não se conteve: "A minha arrogância? E vocês?" Ele arrancou o cartaz das mãos da jovem. Exibindo-o para o locutor, manteve a língua em riste. "Cadê o diálogo, seu babaca?", indagou Ciro, antes de rasgar o cartaz de cartolina e retirar-se de cena.

Ciro fora ao interior do Ceará para inaugurar um posto de saúde. O irmão Cid chegou depois dele. Reuniu-se rapidamente com os manifestantes. Mas só para informar que não negocia com grevistas. "Quando não estávamos em greve ele também não negociava", diria depois Pedro Silva, professor e membro do Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual do Ceará.

Os grevistas organizam novo protesto para a próxima quarta-feira (6), dessa vez em Fortaleza. O mote da manifestação será, de novo, o pedido de abertura de negociações. Pede-se, entre outras coisas, a construção de um campus novo e a abertura de concurso para reforçar o quadro de professores.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.