Topo

Josias de Souza

‘Querem transformar quem cumpre a lei em réu’

Josias de Souza

28/11/2013 16h29

Antonio Cruz/ABr

Acusado pela cúpula do PSDB de politizar a investigação do caso Siemens, o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) subiu no caixote: "Acho lamentável que queiram transformar quem cumpre a lei em réu apenas pelo fato de que existe uma investigação que existe desde 2008. A maior parte dos países em que houve esse escândalo já investigou, já puniu pessoas envolvidas, o Brasil ainda caminha lentamente."

Cardozo irritou os tucanos ao informar que foi ele quem entregou à Polícia Federal documentos apócrifos que vinculam políticos do PSDB, DEM e PPS com um lobista tóxico. O personagem pagaria propinas em nome de um cartel que fraudou licitações de trens e metrô nos governos tucanos de Mario Covas, José Serra e Geraldo Alckmin.

O ministro diz ter recebido o papelório das mãos de um deputado estadual do PT, Simão Pedro, hoje secretário de Serviços da prefeitura de São Paulo. Sustenta que, ao repassar os documentos à PF, apenas cumpriu o seu papel.

"Querem criar uma situação contra quem cumpre a lei e acusar para afastar, para tirar o foco de uma investigação séria. E se alguém pensa que vai intimidar o Ministério da Justiça, a Polícia Federal, vamos continuar cumprindo, como eu cumpro, a lei que determina investigação criteriosa, imparcial." Cardozo disse que irá processar pessoas que o chamaram de "sonso" e "vigarista".

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.