Topo

Josias de Souza

PT defenderá em SP a alternância que o PSDB quer em Brasília. E vice-versa

Josias de Souza

29/12/2013 06h47

Os dois principais embates eleitorais de 2014 serão a sucessão presidencial e a briga pelo governo de São Paulo. Protagonistas nos dois embates, PT e PSDB preparam campanhas com mensagens invertidas.

O petismo dirá que o PSDB, a caminho de completar 20 anos no poder em São Paulo, protege corruptos, faz um péssimo governo e não merece ser brindado com a reeleição de um previsível governador Geraldo Alckmin.

O tucato sustentará que o PT, na bica de inteirar 12 anos no poder federal, está com a cúpula condenada e presa, faz o pior o melhor que pode no Planalto e não merece ser presenteado com a recondução de uma gestora precária como Dilma Rousseff.

O risco que os dois lados correm é o de acabar convencendo o eleitorado de que ambos têm razão. Nessa hipótese a alternância conduziria o poder para as mãos de terceiros -ou de terceiras vias. Vai ser uma campanha divertida.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.