Topo

Josias de Souza

Agnelo reprime líderes do sindicalismo policial

Josias de Souza

31/01/2014 15h44

Sérgio Lima/FolhaDesafiado por uma 'operação tartaruga' da Polícia Militar, o governador petista do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, ensaia uma reação. Reuniu-se com a cúpula da segurança na noite passada. Na manhã desta sexta, 31, coordenou nova reunião, dessa vez no quartel general da PM. Ao final, o coronel Anderson Carlos de Castro Moura, comandante-geral da corporação, anunciou um lote de providências. Fez isso com um atraso de mais dois meses, já que a PM opera em marcha lenta desde outubro.

Eis o que ficou decidido: 1) Os líderes da 'operação tartaruga' responderão a inquéritos disciplinares. As punições vão de mera advertência à demissão. Por ora, identificaram-se cinco. 2) Os policiais militares trabalharão além do expediente até que seja "restabelecida a ordem". Para assegurar a normalização dos serviços de segurança, vão às ruas também os oficiais da PM. 3) Quanto às reivindicações salariais da corporação, não ficou claro se o governo se dispõe a atendê-las.

Em meio às divergências entre a PM e o GDF, prolifera a violência na Capital da República. Neste primeiro mês de 2014, houve 68 homicídios. Somando-se os cinco latrocínios (roubos seguidos de morte), a pilha de cadáveres vai a 73.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.