Topo

Josias de Souza

PMDB agora cobiça pasta do Desenvolvimento

Josias de Souza

31/01/2014 06h40

Tratado por Dilma Rousseff como uma espécie de cereja do bololô partidário em que se converteu a reforma ministerial, o empresário Josué Gomes da Silva, filho do ex-vice-presidente José Alencar, refugou as sondagens para tornar-se ministro do Desenvolvimento. Informada, a cúpula do PMDB incluiu a pasta no seu raio de cobiça.

Atual titular da pasta, Fernando Pimentel, do PT, trocará a poltrona na Esplanada pelo palanque de candidato ao governo de Minas Gerais. O PMDB ambicionava outro ministério, o da Integração Nacional. Mas Dilma decidiu entregar essa posição ao Pros do governador cearense Cid Gomes.

Encontram-se ainda sobre o balcão as pastas da Ciência e Tecnologia e dos Portos. Porém, de olho no tempo de propaganda dos partidos na televisão, Dilma decidiu que, além do PMDB, irá premiar com ministérios o PSD de Gilberto Kassab e o PTB. É muito índio para pouca taba.

Na conta do PMDB, o PT controla 17 dos 39 ministérios de Dilma. Cedendo uma poltrona, facilitaria a vida da presidente. Se admitiu entregar o Desenvolvimento a Josué é porque não faria tanta questão de reter o posto. Daí o olho gordo dos correligionários do vice-presidente Michel Temer.

Dilma dissera que chamaria Temer para conversar logo que retornasse de Cuba. Já lá se vão três dias. E nada. Nesta quinta, 30, como que antevendo que a encrenca ficaria para a próxima semana, o vice voou para São Paulo. Por ora, a presidente cuidou apenas da sua cozinha petista.

Confirmou Aloizio Mercadante na Casa Civil, Arthur Chioro no Ministério da Saúde e José Henrique Paim na Educação. Alvejada pelo PT, Helena Chagas (Comunicação Social da Presidência) será trocada pelo porta-voz Thomas Traumann. Todo o resto permanece no ar.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.