Topo

Josias de Souza

MG: Rede resiste a acordo do PSB com Aécio

Josias de Souza

17/03/2014 07h11

Negociado pelo alto entre Aécio Neves e Eduardo Campos, o apoio do PSB a Pimenta da Veiga, o candidato do PSDB ao governo de Minas Gerais, é bombardeado por baixo pela representação mineira da Rede. Abrigados no PSB, os prepostos de Marina Silva insistem na tese de que a legenda deve ter candidato próprio também na sucessão mineira.

Para tentar contornar as resistências, o deputado federal Marcus Pestana, presidente do diretório do PSDB em Minas Gerais, reúne-se nesta segunda-feira (17), com representantes do pedaço do PSB que tenta melar a parceria. O partido de Campos é aliado do PSDB mineiro desde 2002, quando Aécio tornou-se governador.

Hoje, o PSB ocupa duas secretarias na gestão tucana de Antonio Anastasia. Uma, a de Esporte e Turismo, é comandada por Tiago Lacerda, filho do prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB). Outra, a de Educação, é chefiada por Ana Lúcia Gazzola. A turma da Rede defende o desembarque.

Chama-se José Fernando de Oliveira o coordenador da Rede em Minas Gerais. É filho de José Aparecido de Oliveira, ex-ministro de José Sarney e ex-governador nomeado do Distrito Federal. José Fernando já foi prefeito de Conceição de Mato Dentro e deputado federal. Em 2010, disputou o governo de Minas pelo PV.

Teve desempenho negligenciável, incompatível até com a boa performance de Marina, que, na pele de candidata à Presidência, prevaleceu sobre Dilma Rousseff e José Serra na capital mineria, Belo Horizonte.

No acerto que fez com Eduardo Campos, Aécio Neves equiparou Minas Gerais a Pernambuco. Ficara entendido que o PSB apoiaria o candidato do PSDB na terra de Aécio e o PSDB apoiaria o candidato de Campos na sua terra natal. Para desassossego do tucanato, a turma da Rede ainda torce o nariz.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.