Topo

Josias de Souza

‘Aprendemos o valor da liberdade’, afirma Dilma

Josias de Souza

31/03/2014 16h23

Dilma Rousseff assinou nesta segunda-feira o contrato para a construção de uma ponte sobre o rio Guaíba, em Porto Alegre. A ponte terá 1,9 quilômetro, noves fora os 7,3 quilômetros de acessos. A participação do governo federal no custo da obra será de R$ 649 milhões.

A presidente escolheu o anúncio desse empreendimento para se referir a outra obra. Ao discursar, ela fez menção à ponte civilizatória que a sociedade brasileira construiu sobre o golpe militar de 1964, um divisor de águas que faz aniversário de 50 anos nesta segunda-feira.

Foi uma maneira inusitada de recordar que, ao custo de mortes, desaparecimentos e 21 anos de supressão de direitos, os brasileiros aprenderam "o valor da liberdade". E puderam, nas palavras de Dilma, eleger um ex-exilado político (FHC), um líder sindical (Lula) e uma mulher que foi prisioneira.

"Por 21 anos, mais de duas décadas, nossas instituições, nossa liberdade e nossos sonhos foram calados", disse Dilma. "Hoje nós podemos olhar para esse período e aprender com ele, porque nós o ultrapassamos. O esforço de cada um de nós, o esforço de todas as lideranças do passado, daqueles que vivem e daqueles que morreram fizeram com que nós ultrapassássemos essa época, os 21 anos. Nós aprendemos o valor da liberdade, o valor do Legislativo, o valor do Judiciário independentes e ativos, aprendemos o valor da liberdade de imprensa, o valor de eleger pelo voto direto e secreto de todos os brasileiros governadores, prefeitos, de eleger, por exemplo, um ex-exilado, um líder sindical que teria sido preso, que foi preso várias vezes e uma mulher que também foi prisioneira…"

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.