Topo

Josias de Souza

Renan recorre, mas ‘apressa’ instalação de CPI

Josias de Souza

29/04/2014 18h19

 

Renan Calheiros fez dois comunicados na tarde desta terça-feira: 1) alheio aos apelos do seu partido, o PMDB, irá mesmo recorrer ao plenário do STF contra a liminar da ministra Rosa Weber que ordenou a instalação da CPI exclusiva da Petrobras; 2) quer iniciar os trabalhos da CPI, no Senado, já na próxima terça-feira.

Presentes à sessão, deputados de pelo menos dez partidos revoltaram-se com a segunda parte do anúncio de Renan. Eles querem que seja instalada a CPI mista, com deputados e senadores, não a do Senado. No gogó, Renan diz que topa. Mas alega que não pode decidir sozinho. Convocou uma reunião de líderes para a mesma terça-feira.

Resumindo: superadas as falsas dúvidas quanto ao direito da minoria de requerer uma CPI sem que a maioria lhe torça o nariz, Renan abriu uma nova polêmica: CPI do Senado ou de todo o Congresso?, eis a questão. Ambas estão formalizadas e já tiveram seus requerimentos lidos em plenário.

Chamada a opinar, uma criança de cinco anos gritara: "Ora, francamente, se há duas CPIs para investigar as mesmas coisas, a lógica manda instalar apenas uma. Se os deputados querem participar da investigação e enfiaram dentro do pedido de CPI assinaturas numa quantidade que supera o mínimo constitucional, não há justificativa para que sejam excluídos.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.