PMDB propõe ‘aliança formal’ com PSDB no CE
Líder do PMDB e candidato ao governo do Ceará, o senador Eunício Oliveira propôs ao PSDB uma parceria no Estado. Deseja formalizar uma aliança, incluindo em sua chapa o tucano Tasso Jereissati, que ensaia uma candidatura ao Senado. Fez a proposta em conversas com o líder do PSDB, senador Aloysio Nunes Ferreira (SP), e com o presidenciável Aécio Neves. Antes, avisou ao ministro Aloisio Mercadante (Gabinete Civil) e à própria presidente Dilma Rousseff.
Na proposta do PMDB, Eunício pediria votos para Dilma e Tasso montaria um palanque para Aécio no Ceará. Em privado, Eunício não excluiu a hipótese de migrar para Aécio, a depender do modo como o governo e o PT irão tratá-lo durante a campanha. O tucanato ainda não deu resposta. Tasso já havia recebido proposta semelhante de Roberto Pessoa, um ex-prefeito que cogita disputar o governo cearense pelo também governista PR.
De acordo com o Ibope, Eunício e Tasso são, hoje, os dois candidatos mais bem postos no Ceará. Um alcança percentuais de até 46%, dependendo do cenário pesquisado. Outro vai a 49%. O líder peemedebista acredita que, reunidas numa chapa, as candidaturas se potencializam. O eleitor de Tasso que não vota em Eunício poderia mudar de ideia. E vive-versa.
Ainda que não leve a nada, o flerte de PMDB e PR com o PSDB revela que a arca governista explodiu no Ceará. Dilma e Mercadante conversaram com o governador cearense, Cid Gomes (Pros), sobre a hipótese de apoiar a candidatura de Eunício. Mas a ideia não parece entusiasmá-lo. O PT rachou. Um pedaço se dispõe a apoiar o candidato que Cid ainda não escolheu. Outro naco fechou com Eunício. "Estão me jogando no colo do PMDB", disse ele, em privado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.