Topo

Josias de Souza

PMDB propõe ‘aliança formal’ com PSDB no CE

Josias de Souza

14/05/2014 03h11

Lula Marques/FolhaLíder do PMDB e candidato ao governo do Ceará, o senador Eunício Oliveira propôs ao PSDB uma parceria no Estado. Deseja formalizar uma aliança, incluindo em sua chapa o tucano Tasso Jereissati, que ensaia uma candidatura ao Senado. Fez a proposta em conversas com o líder do PSDB, senador Aloysio Nunes Ferreira (SP), e com o presidenciável Aécio Neves. Antes, avisou ao ministro Aloisio Mercadante (Gabinete Civil) e à própria presidente Dilma Rousseff.

Na proposta do PMDB, Eunício pediria votos para Dilma e Tasso montaria um palanque para Aécio no Ceará. Em privado, Eunício não excluiu a hipótese de migrar para Aécio, a depender do modo como o governo e o PT irão tratá-lo durante a campanha. O tucanato ainda não deu resposta. Tasso já havia recebido proposta semelhante de Roberto Pessoa, um ex-prefeito que cogita disputar o governo cearense pelo também governista PR.

De acordo com o Ibope, Eunício e Tasso são, hoje, os dois candidatos mais bem postos no Ceará. Um alcança percentuais de até 46%, dependendo do cenário pesquisado. Outro vai a 49%. O líder peemedebista acredita que, reunidas numa chapa, as candidaturas se potencializam. O eleitor de Tasso que não vota em Eunício poderia mudar de ideia. E vive-versa.

Ainda que não leve a nada, o flerte de PMDB e PR com o PSDB revela que a arca governista explodiu no Ceará. Dilma e Mercadante conversaram com o governador cearense, Cid Gomes (Pros), sobre a hipótese de apoiar a candidatura de Eunício. Mas a ideia não parece entusiasmá-lo. O PT rachou. Um pedaço se dispõe a apoiar o candidato que Cid ainda não escolheu. Outro naco fechou com Eunício. "Estão me jogando no colo do PMDB", disse ele, em privado.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.