Topo

Josias de Souza

Campos: Vou ‘enfrentar o suga-suga que está aí’

Josias de Souza

30/06/2014 02h35

O presidenciável Eduardo Campos estrelou neste domingo (29) o Congresso Nacional que o seu PSB realizou num hotel de Brasília. Ao discursar, tratou como página virada as divergências com a vice Marina Silva na composição das alianças estaduais. "Saímos completamente unidos desse processo", ele acredita.

Campos falou também sobre o desafio de tocar uma campanha com estrutura menor que a do tucano Aécio Neves e muito menor que a da petista Dilma Rousseff. "Vamos ganhar essas eleições, porque eleição não se ganha com estrutura e dinheiro, e sim com história e posicionamento correto", afirmou.

Arrematou: "Nossa posição tem a ver com o que é melhor para o Brasil. Temos que enfrentar esse suga-suga que está aí. Vamos fazer um governo ficha limpa e uma campanha limpa."

Campos cunhou a expressão "suga-suga" para ironizar Aécio, que, após atrair o apoio do governista PTB, disse esperar pela adesão de outros aliados de Dilma: "Muito mais gente já desembarcou e o governo ainda não percebeu", afirmou o tucano. "Vão sugar um pouco mais. E eu digo para eles: façam isso mesmo, suguem mais um pouquinho e depois venham para o nosso lado."

Supremo paradoxo: até outubro do ano passado, Campos disputava com Aécio o apoio dos sugadores governistas. Reuniu-se algumas vezes, por exemplo, com o petebê Roberto Jefferson e com o pedetê Carlos Lupi. Ao embarcar no projeto, Marina levou o pé à porta. E Campos passou a entoar, na cena nacional, o discurso da "nova política". Agora, o candidato do PSB cospe no prato em que sua vice não permitiu que ele comesse."

Formalizada em convenção realizada no sábado, a chapa Eduardo-Marina vai à campanha com o lema "coragem pra mudar o Brasil". Ouça abaixo o jingle com o qual a dupla planeja embalar o eleitorado.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.