Topo

Josias de Souza

DF: PPS indica vice de Arruda e Freire intervém

Josias de Souza

01/07/2014 04h38

Após ter sido aprovada em convenção como candidata do PPS a governadora do Distrito Federal, a deputada distrital Eliana Pedrosa trocou, na noite passada, o figurino de protagonista pela fantasia de coadjuvante. Aceitou ser vice do ex-governador cassado José Roberto Arruda, que tenta retornar ao poder como candidato do PR, partido que o mensaleiro Valdemar Costa Neto controla de dentro da penitenciária brasiliense da Papuda.

Informado sobre a novidade, o deputado federal Roberto Freire, presidente do PPS federal, levou o pé à porta. Mandou divulgar uma nota curta, atribuída ao diretório nacional da legenda. Em síntese, o texto informa que Eliana Pedrosa, presidente do PPS no DF, foi sumariamente desautorizada.

"A direção nacional do PPS decidiu, nesta segunda-feira, confirmar aliança com o PSDB no Distrito Federal e indicar o sociólogo Adão Cândido como candidato a vice na chapa encabeçada por Luiz Pitiman", diz a nota. "A medida anula posicionamento diverso anunciado pela direção regional do partido, que chegou a ventilar apoio a José Roberto Arruda (PR)."

Personagem notório, Arruda virou candidato no domingo. Carrega um prontuário denso: chefe do mensalão do DEM, filmado apalpando envelope com dinheiro de má origem, primeiro governador preso da história da República, condenado por improbidade administrativa… Como se fosse pouco, é apoiado por aliados que dispensam apresentação. Luiz Estevão e Gim Argello, por exemplo.

Arruda declarou no domingo que provará durante a campanha que sua ruína política é resultado de "um golpe orquestrado por adversários." A deputada Eliana Pedrosa parecia decidida a dar-lhe um crédito de confiança. Mas Roberto Freire, aliado nacionalmente ao presidenciável Eduardo Campos, profeta da "nova política", achou melhor desligar a correligionária da tomada.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.