Topo
Blog do Josias

Blog do Josias

‘Assunto se esgotou’, diz demitida do Santander

Josias de Souza

06/08/2014 16h30

A polêmica que opôs o Banco Santander ao PT produziu a demissão de três pessoas. Chama-se Sinara Polycarpo Figueiredo a mais graduada. Ela era superintendente de Investimentos da casa bancária. Ouvida pela revista Exame, Sinara desabafou: "Minha trajetória é impecável e bem-sucedida. Portanto, jamais poderá estar associada a qualquer polêmica. Esse assunto já se esgotou."

Sinara foi mandada ao olho da rua nas pegadas da pressão exercida pelo petismo depois que o Santander enviou aos seus clientes mais bem-postos um informe que vinculava o eventual sucesso eleitoral de Dilma à deterioração do cenário econômico. Num evento promovido pela CUT, Lula declarou:

"…Essa moça não entende porra nenhuma de Brasil. E não entende nada de governo Dilma. Manter uma mulher dessa num cargo de chefia é, sinceramente… Pode mandar embora e dá o bônus dela pra mim."

A demitida evitou jogar lenha na fogueira. "Estou indo viajar. Vou ficar fora de São Paulo até o dia 25", disse. Além de Sinara, foram afastados a analista financeira que redigiu o texto que tirou o PT do sério e um gerente comercial chamado Eduardo Correia.

Vice-presidente de Comunicação e Marketing do Santander, Marcos Madureira declarou: "O banco não cerceia as liberdades individuais de seus funcionários e nossas análises técnicas não se submetem a qualquer tipo de pressão externa. Essas pessoas foram demitidas porque quebraram nosso código de conduta, que diz que não podemos nos manifestar sobre tema político-partidário." Então, tá.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.