Topo

Josias de Souza

PMDB testa lealdade de Skaf em ato com Dilma

Josias de Souza

30/08/2014 04h45

Portador de Dilmofobia, Paulo Skaf, candidato do PMDB ao governo de São Paulo, será submetido neste sábado a um teste de fidelidade partidária. Espera-se que ele compareça a um encontro estadual da legenda organizado pelo correligionário Michel Temer e estrelado por Dilma Rousseff. A coisa acontecerá num clube social da cidade paulista de Jales.

Sob orientação do marqueteiro Duda Mendonça, Skaf foge das altas taxas de rejeição de Dilma como o vampiro do crucifixo. Seu mais agudo, mais exasperado desafio eleitoral é não se deixar fotografar ou filmar ao lado da presidenciável do PT. Para livrar-se da companhia tóxica, cogitou faltar ao ato. Porém, numa conversa telefônica com Temer, comprometeu-se a dar as caras.

Na última quinta-feira, em visita ao gabinete do vice-presidente da República, em Brasília, o ex-governador Luiz Antônio Fleury tranquilizou o número 2 da chapa de Dilma. Membro do alto comando da campanha paulista, Fleury assegurou a Temer que Skaf não lhe fará a desfeita de se ausentar do ato de Jales, ao qual comparecerão prefeitos, vereadores e deputados do PMDB de São Paulo.

Se quebrar a promessa feita a Temer, Skaf ficará mal com o morubixaba do PMDB, fiador de sua candidatura. Se passar por Jales sem cumprimentar Dilma, passará por mal educado. Apertando-lhe a mão, corre o risco de ser aprisionado numa foto ou, pior, num vídeo com a tira-votos. Os manuais de política ensinam que, em comícios e atos públicos, o essencial é manter a presença de espírito. Skaf parece preferir a ausência de corpo.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.