Topo
Blog do Josias

Blog do Josias

‘Desvio de dinheiro é natural’, afirma Cid Gomes

Josias de Souza

01/10/2014 01h57

Célebre por suas declarações inusitadas, o governador do Ceará, Cid Gomes (Pros), soou esquisito ao sair em defesa do petista Camilo Santana. Candidato a governador, Camilo é personagem de uma polêmica sobre desvios de verbas destinadas à construção de banheiros.

"Desvio de dinheiro é natural e intrínseco ao serviço público", disse Cid. "Desde que existiu o dinheiro, existe quem procure roubar o dinheiro. A diferença entre um governo sério e um governo conivente, é que o governo sério, quando descobre, pune. E foi o que o Camilo fez quando assumiu a secretaria [de Cidades] e viu que tinha um escândalo. Antes desse escândalo ser denunciado, ele já tinha demitido o responsável lá e tomou todas as providências".

Gestor público que tacha de "natural" o desvio de dinheiro público corre o risco de não encontrar o sabonete na hora em que for lavar as mãos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.