Topo

Josias de Souza

Ato de Aécio Neves pode não ter governadores

Josias de Souza

04/11/2014 16h08

Num país como o Brasil, em que vigora o presidencialismo imperial, o melhor amigo de um governador de Estado é o cofre do Tesouro Nacional. Vem daí que os cinco governadores eleitos ou reeleitos do PSDB cogitam ausentar-se do ato oposicionista convocado por Aécio Neves para esta quarta-feira (5).

Condenados a um convívio compulsório de mais quatro anos com Dilma Rousseff, os executivos tucanos preferem não levar as mãos à corda que Aécio irá puxar ao criticar a prosposta de "diálogo" feita pela presidente petista. O paulista Geraldo Alckmin acha mais razoável que Aécio faça um segundo encontro, só com governadores.

A repórter Raquel Ulhôa ouviu o governador reeleito de Goiás, o tucano Marconi Perillo. Ele deu razão a Alckmin. "O Poder Legislativo tem a função de fiscalizar e fazer uma oposição construtiva, uma crítica que ajude o Brasil. […] A eleição colocou o partido na oposição. Agora nós, governadores, temos um outro papel."

Como assim? "Se perguntar ao Serra [José Serra, ex-governador] ou Aécio o que pensam da ação dos governadores, eles, que já foram, vão dizer que governador é governador, presidente é presidente. A relação é institucional e tem que ser do mais alto nível, se não o prejudicado é o povo."

Aécio retornou ao Senado nesta terça-feira (4). Revitalizado pela votação expressiva, foi recebido com festa. Em entrevista, condicionou o diálogo com o governo às mudanças que Dilma for capaz de implementar.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.