Topo

Josias de Souza

CPI quebra sigilo de Vaccari e chama Machado

Josias de Souza

18/11/2014 16h49

Em votação apertada, 12 votos contra 11, a CPI mista da Petrobras aprovou na tarde desta terça-feira (18) a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto. A comissão aprovou também a convocação do presidente licenciado da Transpetro, Sérgio Machado, apadrinhado de Renan Calheiros (PMDB-AL).

Uma semana depois de bloquear a apreciação de requerimentos da oposição, a bancada do governo sofreu derrotas em série. Aprovou-se também a convocação de Renato Duque, ex-diretor de Serviços da Petrobras, investigado na operação Lava Jato sob suspeita de receber propinas na estatal em nome do PT.

Houve mais: foi votado e aprovado pedido para a realização de acareação entre os ex-diretores da Petrobras Paulo Roberto Costa (Abastecimento) e Nestor Cerveró (Internacional). Em depoimento à Justiça Federal, o delator Paulo Roberto acusou o ex-colega de também receber propinas. Ouvido pela CPI em setembro, Cerveró dissera que não cometera irregularidades na Petrobras. Daí a decisão de colocá-los cara a cara.

Paulo Roberto também acusou Sérgio Machado, o afilhado de Renan, de lhe entregar propina de R$ 500 mil. Auditores externos da Petrobras condicionaram a análise do balanço da estatal ao seu afastamento. E Machado viu-se compelido a pedir licença, como alternativa ao afastamento definitivo.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.