Topo

Josias de Souza

Graça tentou ‘limpar a cena do crime’, diz Aécio

Josias de Souza

03/02/2015 20h49

Num instante em que Dilma Rousseff planeja a troca do comando da Petrobras, o presidente do PSDB Aécio Neves disse que a presidente da República foi pouco generosa com "sua amiga" Graça Foster.

Dilma "permitiu que ela assumisse sozinha uma responsabilidade que não é dela", disse o presidente do PSDB. "A responsabilidade pelos desmandos e pela corrupção na Petrobras começa muito antes da presidente Graça Foster. E ela, ao aceitar a missão de tentar limpar a cena do crime, […] passa a ser parte do mais triste momento da maior empresa brasileira."

Irônico, Aécio afirmou que "ser amigo da presidente da República hoje é muito pior do que ser seu adversário." Acrescentou: "O que ela fez com Graça Foster não se faz com um inimigo. Permitiu que ela assumisse um desgaste enorme ao longo desse último período, como se isso pudesse defendê-la ou pudesse de alguma forma anistiá-la das suas responsabilidades."

Para Aécio, Dilma se mexe agora porque "ficou insustentável a presidência de Graça Foster". O ex-presidenciável tucano lembrou que havia declarado "há várias semanas" que a presidente da Petrobras não tinha condições de permanecer no posto. "Não porque ela tenha se beneficiado da corrupção, mas foi leniente. Não teve capacidade de administrar a nossa empresa."

Aécio reiterou que a oposição coleta assinaturas para abrir uma nova CPI da Petrobras.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.