Topo

Josias de Souza

PMDB terá na Câmara líder que votou em Aécio

Josias de Souza

10/02/2015 00h15

O PMDB da Câmara submeterá Dilma Rousseff a um novo constrangimento. Depois de humilhá-la na disputa que levou seu desafeto Eduardo Cunha à presidência da Casa, o partido do vice-presidente Michel Temer guindará ao posto de líder da sua bancada Lúcio Vieira Lima (BA) ou Leonardo Picciani (RJ). Seja quem for o vencedor, vai à liderança um deputado que não molhou a camisa por Dilma na disputa presidencial do ano passado. Lúcio e Picciani fizeram campanha e votaram em Aécio Neves.

Havia cinco candidatos a líder no PMDB. Além de Lúcio e Picciani, pleiteavam a vaga: Marcelo Castro (PI), Danilo Forte (CE) e Manoel Júnior (PB). Nesta segunda-feira, as bancadas dos Estados do Sul, Nordeste e Norte decidiram realizar uma espécie de prévia. O grupo reúne algo como 30 dos 64 deputados do PMDB. E decidiu apoiar Lúcio Vieira Lima. Os outros candidatos devem retirar suas candidaturas, exceto Leonardo Picciani.

A disputa final entre Lúcio e Picciani ocorrerá na manhã de quarta-feira. Além de não morrerem de amor por Dilma, ambos têm algo mais em comum com Eduardo Cunha: a aversão ao PT.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.