Topo

Josias de Souza

Levydependente, Dilma aprende a digerir sapo

Josias de Souza

30/03/2015 20h23

.

Todo ser humano tem que aprender, lenta e ardorosamente, a sua missão na Terra. Com exceção, naturalmente, de Dilma Rousseff, que já nasceu pronta. No final de semana, descobriu-se que o ministro Joaquim Levy ousou declarar que a presidente também está sujeita à condição humana. Ele fez isso ao constatar que Dilma nem sempre age da forma mais simples e efetiva.

"Acho que há um desejo genuíno da presidente de acertar as coisas, às vezes, não da maneira mais fácil… Não da maneira mais efetiva, mas há um desejo genuíno", dissera o ministro. Em privado, Dilma abespinhou-se. Em público, porém, acomodou panos quentes sobre a fala do auxiliar. "Tenho discernimento, tenho clareza de que ele foi mal interpretado", contemporizou a presidente, em entrevista na cidade de Capanema, no Pará.

Noutros tempos, Dilma não teria tanta presença de espírito. Talvez providenciasse a ausência de corpo do ministro. Hoje, porém, às voltas com uma crise econômica que engole o que lhe restava de prestígio, a ex-gerentona tornou-se uma gestora levydependente. No momento, a saída do ministro da Fazenda submeteria o Brasil à perda do selo de grau de investimento, aprofundando o fosso.

Até bem pouco, Dilma mastigava ministros. Parecia imutável. Mas a conjuntura forçou-a a aprender a arte de engolir sapos. Não resolve a crise. Mas evita que ela se agrave gratuitamente.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.