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Josias de Souza

DEM usa propaganda para pregar ‘fim’ de Dilma

Josias de Souza

14/04/2015 02h18

Em inserções publicitárias que começa a exibir nesta terça-feira no rádio e na tevê, o DEM utiliza como matéria-prima a "voz das ruas". Preparou três peças de 30 segundos. Numa delas, o partido cavalga a impopularidade de Dilma Rousseff terceirizando as menções ao nome da presidente a uma multidão que entoa num protesto de rua o coro de "Fora Dilma."

Nos três comerciais, o DEM apresenta "o governo do PT" como descumpridor de promessas, exterminador de benefícios sociais, conivente com a corrupção e responsável pela ruína econômica: "a inflação voltando, os juros subindo e o fantasma do desemprego assustando as famílias."

As peças terminam com um bordão que acomoda o DEM na antessala da defesa do impeachment da presidente petista: "Está na hora de o Brasil seguir por outro caminho, porque esse já chegou ao fim." A frase é repetida pelos três congressistas que estrelam os comerciais: o deputado Mendonça Filho, líder do DEM na Câmara, e os senadores José Agripino Maia e Ronaldo Caiado, respectivamente presidente e líder do partido no Senado.

Esses comerciais de 30 segundos serão levados ao ar 40 vezes, em rede nacional. Entrarão nos lares ao longo da programação, em meio a propagandas de margarina e de produtos de beleza. Em maio, o DEM exibirá em horário nobre, antes do Jornal Nacional, um programa de dez minutos, que ainda não foi gravado. Com o linguajar adotado em suas propagandas, o DEM revela-se um oposicionista mais cáustico com o governo do que o PSDB, partido do ex-presidenciável Aécio Neves.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.