Topo

Josias de Souza

‘Fora, Beto Richa’, gritam torcedores em estádio

Josias de Souza

03/05/2015 23h22

.

Cerca de 25 mil torcedores compareceram neste domingo ao Estádio Couto Pereira, em Curitiba. Foram assisttir à decisão do Campeonato Paranaense de Futebol. As estrelas do evento foram os jogadores dos times finalistas: Operário 3 X 0 Coritiba. Porém, as arquibancadas passaram de expectadoras a protagonistas por um instante. Unidas num coro, as duas torcidas gritaram: "Fora, Beto Richa".

Deve-se a unanimidade do estádio à forma como a PM paranaense reprimiu uma manifestação de professores, há quatro dias, defronte da Assembleia Legislativa do Paraná. A pretexto de evitar que os manifestantes invadissem o prédio do legislativa estadual, a polícia valeu-se de jatos d'água, bombas de gás e tiros de balas de borracha. Produziram-se mais de 200 feridos, entre eles duas dezenas de policiais.

As cenas correram o país pela internet e pelo noticiário. A reação do governador potencializou os danos à sua imagem. Alheio aos excessos, Beto Richa declarou que os policiais agiram para proteger suas próprias vidas. O comando da PM considerou que não houve erros na operação. A arquibancada indica que os paranaenses discordam das autoridades estaduais. Os torcedores hostilizaram também os policiais que cuidavam da segurança do evento esportivo.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.