Topo
Blog do Josias

Blog do Josias

Câmara ressuscita o fantasma da doação oculta

Josias de Souza

2028-05-20T15:05:37

28/05/2015 05h37

Ag.CâmaraPor um placar elástico —330 votos a favor e apenas 141 contra— os deputados aprovaram na noite passada emenda constitucional sobre o financiamento privado das eleições. Prevê que empresas só poderão fazer "doações" eleitorais aos partidos. Nesse modelo, cada legenda se incumbiria de dividir a verba entre os seus candidatos.

A novidade ressuscita o fantasma arcaico das doações ocultas. Convertidas em caixas registradoras de todas as campanhas, as legendas mordem os grandes financiadores, repassam o dinheiro para os comitês eleitorais e a plateia fica sem saber os nomes dos doadores de cada candidato. Um acinte.

A emenda aprovada pela Câmara prevê também que só as pessoas físicas poderão fazer doações diretamente para os candidatos. De resto, aprovou-se o fim da reeleição para presidente, governadores e prefeitos.

Sobre o Autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o Blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.