Topo
Blog do Josias

Blog do Josias

Nomeação para Itaipu renderá punição no PSB

Josias de Souza

05/06/2015 19h07

Saiu pela culatra o gesto feito por Dilma Rousseff para se reaproximar do PSB. A presidente nomeou Roberto Amaral, fundador e ex-presidente do partido, para o Conselho de Administração da usina hidrelétrica de Itaipu. Em reação, a cúpula do PSB deseja punir Amaral.

Em privado, discute-se até a hipótese de expulsão. Mas deve prevalecer a proposta de suspensão dos direitos partidários de Amaral. Assim, ele seria excluído do convívio e das decisões partidárias enquanto perdurar sua relação com o contracheque de Itaipu: R$ 20.804,13 por mês, para participar de uma reunião por bimestre, seis por ano.

Publicada no Diário Oficial de quarta-feira (3), a nomeação de Amaral ocorre num momento em que ele critica a proximidade do PSB com o oposicionista PPS e com o governador tucano de São Paulo, Geraldo Alckmin. O partido não foi consultado.

Os defensores da punição invocam uma resolução interna do PSB. O documento proíbe os filiados da legenda de assumirem cargos no governo federal. A decisão foi aprovada depois da eleição presidencial de 2014, quando o PSB optou por declarar-se um partido "independente".

Sobre o Autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o Blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.