Topo

Josias de Souza

José Dirceu divide a cela com contrabandistas

Josias de Souza

04/08/2015 18h49

Transferido nesta terça-feira (4) de Brasília para Curitiba, José Dirceu foi acomodado pela Polícia Federal numa cela com dois presos sem ligação com o escândalo da Petrobras. Os companheiros de cela de Dirceu são acusados da prática do crime de contrabando.

Para evitar a combinação de depoimentos, foram levados para outra ala da carceragem da PF na capital paranaense o irmão de Dirceu, Luiz Eduardo de Oliveita e Silva, e um ex-assessor dele, Roberto Marques.

Na ala de Dirceu, estão presos, em celas distintas, outros três acusados da Lava Jato: o doleiro Alberto Youssef e os ex-diretores da Petrobras Nestor Cerveró e Jorge Luiz Zelada.

Os federais analisam o material recolhido nas batidas de busca e apreensão realizadas nesta segunda feira. Precisam dizer até sexta-feira ao juiz Sérgio Moro se desejam converter as prisões do irmão e do ex-assessor de Dirceu de temporária, com duração de cinco dias, em preventiva, por tempo indeterminado.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.