Topo

Josias de Souza

Após polêmica, Temer verá Dilma no domingo

Josias de Souza

04/09/2015 17h03

Neste domingo, apenas 72 horas depois de afirmar que será "difícil" para Dilma Rousseff "resistir três anos e meio com esse índice baixo" de popularidade, Michel Temer encontrará a presidente da República no Palácio da Alvorada. Ele foi chamado a opinar sobre a estratégia a ser adotada pelo governo para fechar o rombo de R$ 30,5 bilhões no Orçamento da União de 2016.

Além de Dilma e Temer, participam do encontro, ministros econômicos e palacianos, entre eles Aloizio Mercadante (Casa Civil), um quase-desafeto de Temer. O governo precisa definir cortes de despesas e encontrar novas fontes de receita. Dilma deseja combinar as duas providências —tesouradas e mais impostos— para tentar ressuscitar o superávit primário de 0,7% do PIB que o ministro Joaquim Levy (Fazenda) anunciara para 2016.

As declarações polêmicas de Temer, feitas em encontro com empresários na noite desta quinta-feira (3), adicionaram à reunião o condimento da saia-justa em que se encontram o vice e sua versa, um cada vez mais desconfiado do outro.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.