Topo

Josias de Souza

Segundo seus critérios, Lula não significa nada

Josias de Souza

10/09/2015 18h25

Ao comentar a perda do grau de investimento do Brasil na classificação da Standard & Poors, Lula declarou que a novidade "não sifnigica nada". Para ele, as recomendações da agência de classificação de risco devem ser ignoradas.

"É importante que a gente tenha em conta que o fato de ter diminuído o grau de investimento não significa nada", disse o morubixaba do PT. "Significa apenas que a gente não pode fazer o que eles querem. A gente tem que fazer o que a gente quer."

Curioso, muito curioso, curiosíssimo. Em 2008, quando a mesma Standard & Poors elevou a cotação do Brasil, Lula exultou. Disse que o país vivia um "momento mágico". Vale a pena ouvir esse Lula de sete anos atrás:

"Eu não sei nem falar direito a palavra ["investment grade'], mas, se a gente for traduzir isso para uma linguagem que os brasileiros entendem, o Brasil foi declarado um país sério, que tem políticas sérias, que cuida das suas finanças com seriedade e que, por isso, passou a ser merecedor de uma confiança internacional que há muito tempo necessitava."

Discursando em Teresina (PI), Lula caprichou nas analogias. Citou dois hipotéticos trabalhadores. Um é responsável, paga o aluguel em dia e não deixa faltar nada para a família. "Esse é o investment grade", ensinou Lula. O outro torra o salário na mesa de jogo e bebe demais. "Era assim que o Brasil era", prosseguiu Lula. "O Brasil estava quebrado, não tinha credibilidade."

Ou seja: tomado por seus autocritérios, Lula tornou-se um comentador sem credibilidade. Desobrigou-se de significar alguma coisa.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.