Topo

Josias de Souza

Atuação de Cunha na área de comércio internacional não aparece em biografia

Josias de Souza

08/11/2015 03h06

Reprodução

Reprodução

FolhaO talento de Eduardo Cunha para o ramo do comércio exterior era desconhecido do próprio Eduardo Cunha. Citada agora pelo deputado como fonte dos milhões que ele entesourou na Suíça, essa atividade não aparece nas suas biografias oficiais. O site da Câmara e a página pessoal que Cunha mantém na internet realçam apenas duas experiências na iniciativa privada, ambas no Rio. Formado em economia, Cunha trabalhou como auditor da empresa Arthur Andersen entre 1978 e 1980. E integrou o quadro de economistas da Xerox do Brasil no período de 1980 a 1982.

Não há nas biografias nenhum vestígio da companhia de comércio exterior que Cunha diz que abriu na década de 1980 para vender produtos alimentícios a países africanos —sobretudo carne enlatada para a República Democrática do Congo (antigo Zaire). Cunha não diz quem eram seus fornecedores. Tampouco informa os nomes dos clientes. Declara que a empresa já fechou, mas se abstém de citar datas. Não exibe documentos que comprovem os negócios.

Nesse enredo, a única coisa realmente palpável é o dinheiro que foi descoberto à revelia de Eduardo Cunha, graças à colaboração da Promotoria da Suíça com o Ministério Público do Brasil. Hoje, encontram-se bloqueadas em contas suíças atribuídas a Cunha cifras equivalentes a mais de R$ 9 milhões. Foi o que sobrou. A Procuradoria da República sustenta que o dinheiro provém de corrupção, não da alegada habilidade de Cunha para vender carne enlatada à África.

Há uma biografia mais alentada de Eduardo Cunha na página da Presidência da Câmara. De novo, o texto não faz uma mísera menção às atividades empresariais do personagem. Anota que o deputado, "antes de ingressar na carreira política, foi um importante executivo da área de telecomunicações", uma referência à passagem de Cunha pela presidência da Telerj (1991-1993), uma ex-estatal que operava os telefones no Rio como parte do antigo Sistema Telebras. Cunha obteve esse cargo do então presidente Fernando Collor, cujo nome é omitido.

"Nascido no Rio de Janeiro, no dia 29 de setembro de 1958, Eduardo Cunha é radialista, evangélico, casado e pai de quatro filhos", acrescenta a biografia. "Economista, formado na Universidade Cândido Mendes, trabalhou como auditor de mercado na iniciativa privada, entre 1978 e 1982 [Arthur Andersen e Xerox]. Foi Presidente da Cehab, a Companhia de Habitação do Estado do Rio de Janeiro, em 1999…" Esse posto foi cedido a Cunha pelo então governador fluminense Anthony Garotinho, hoje um inimigo figadal do deputado.

Na versão que construiu para tentar dar aparência legal à fortuna que a Procuradoria diz ser fruto de roubo, Cunha diz que se dedicou ao comércio exterior na década de 1980. O blog conversou com três pessoas que convivem com o deputado desde essa época. Concordaram em falar sob a condição do anonimato. Nenhuma delas se recorda dessa passagem empreendedora da existência de Cunha. Ao contrário. Afirmam que foi nessa época que o deputado começou a tomar gosto pela política.

Em 1982, Cunha trabalhou na campanha de Eliseu Resende, que disputou o governo de Minas Gerais pelo PTB. Em 1986, atuou no comitê eleitoral de Moreira Franco, que se elegeu governador do Rio pelo PMDB. Em 1989, participou da campanha presidencial de Fernando Collor, à época filiado ao inexpressivo PRN. Cunha auxiliava o tesoureiro do comitê de Collor, Paulo César Farias, na coleta de fundos privados de campanha. Agradou tanto que virou presidente da telefônica do Rio, um cargo tão cobiçado à época quanto uma diretoria da Petrobras.

"Hoje, Eduardo Cunha é reconhecidamente um dos políticos mais influentes e atuantes", sustenta a biografia exposta na página da Presidência da Câmara. "Com espírito independente e profundo conhecimento do regulamento da Câmara, Eduardo Cunha conquistou merecida credibilidade e respeito de seus pares e, sobretudo, da sociedade brasileira."

O texto arremata: "Por uma Câmara Independente, mais próxima do povo e de suas causas e sem submissão aos Poderes Executivo e Judiciário, o líder peemedebista prometeu incondicional empenho. Essa é a marca do deputado Eduardo Cunha."

No momento, Cunha carrega marcas menos edificantes. E a Câmara precisa tornar-se independente também do seu presidente. Um personagem que se oferece para fazer as vontades do Executivo, desde que o governo de Dilma o ajude a salvar o mandato e a aliviar a tempestade que está por vir no Judiciário. Conforme já foi comentado aqui, uma operação de salvamento de Cunha exige o sacrifício da inteligência.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.