Topo

Josias de Souza

Okamotto sobre Bumlai: ‘O que é ser amigo?’

Josias de Souza

24/11/2015 22h47

Sérgio Lima/Folha"Não há como negar que [José Carlos] Bumlai tinha intimidade" com Lula, disse Paulo Okamotto, espécie de faz-tudo do morubixaba do PT, sobre o mais novo presidiário da Operação Lava Jato. "Ele participava de festas, fez visitas ao instituto. Mas não sei se era amigo", Okamotto acrescentou, antes de indagar: "O que é ser amigo na sua opinião?"

A dúvida de Okamotto é pertinente. A julgar pela quantidade de "traidores" que Lula coleciona desde o mensalão, o melhor amigo do ex-soberano é o amigo do alheio. No momento, o amigo possível e certo para Lula é o isolamento. A esse Lula pode amar e por esse pode ser amado.

– Em tempo: para aqueles que, como Okamotto, não sabem o que é um amigo, uma amiga do repórter sugere o vídeo abaixo. Não se aplica à amizade de resultados que uniu Lula e Bumlai. Mas, em tempos de Lava jato, ajuda a lavar a alma daqueles que conseguem compreender que a perfeita solidão há de ter pelo menos a presença numerosa de um amigo genuíno.

.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.