Topo

Josias de Souza

Dilma troca um investigado por outro no Senado

Josias de Souza

24/02/2016 15h49

Com três meses de atraso, Dilma Rousseff escolheu um novo líder do governo no Senado, em substituição ao senador Delcídio Amaral. Escolheu o petista Humberto Costa. Exemplo de Delcídio, Humberto responde a inquérito no STF relacionado à Operação Lava Jato. Quer dizer: Dilma trocou um investigado por outro.

O inquérito contra Humberto foi aberto em março de 2015. Apura-se a suspeita de que o senador financiou parte de sua campanha eleitoral com verbas desviadas da Petrobras. Na época, Humberto defendeu-se da tribuna do Senado: "Todas as doações de campanha que recebi foram legais, registradas, auditadas, julgadas e aprovadas pela Justiça Eleitoral."

Acrescentou: "O fato de parte dos recursos que recebi legalmente de empresas [encrencadas na Lava Jato] em 2010 não é por si só motivo de suspeição e muito menos de abertura de inquérito. Se fosse assim, a procuradoria tinha que abrir inquéritos para investigar 150 parlamentares federais que receberam recursos dessas empresas em 2010 e contra 250 deputados e senadores receberam recursos dessas empresas para suas campanhas."

Hoje, Humberto (PE) é líder da bancada de senadores do PT. O partido terá de providenciar sua substituição.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.