Topo

Josias de Souza

PSDB ainda não dá o impeachment como certo

Josias de Souza

01/04/2016 03h03

Senadores tucanos encontram FHC para afinar discurso sobre impeachment e suas consequências

O PSDB constituiu um grupo de senadores para avaliar a conjuntura política e esboçar a posição a ser adotada pela legenda. Esse grupo ainda não dá como favas contadas o impedimento de Dilma Rousseff. Seus integrantes receiam que o arrastão fisiológico do Planalto dificulte a obtenção dos 342 votos necesários à aprovação do impeachment na Câmara.

Nesta sexta-feira, integrantes do grupo voarão até São Paulo para ouvir as opiniões de Fernando Henrique Cardoso, presidente de honra e principal liderança da legenda. Participarão da conversa os senadores Tasso Jereissati (CE), Cássio Cunha Lima (PB), Ricardo Ferraço (ES) e Aloysio Nunes Ferreira (SP). Aécio Neves (MG), presidente do partido, não estará presente. Encontra-se no exterior. Duas posições parecem unificar o grupo:

1) com ou sem impeachment, o PSDB não abrirá mão dos processos que move na Justiça Eleitoral. São quatro. No mais relevante, o TSE analisa os vínculos existentes entre as arcas da campanha à reeleição de Dilma e as propinas já admitidas por empresários que suaram o dedo na Lava Jato. Havendo condenação, Dilma não vai à guilhotina sozinha. Também o mandato de Temer será passado na lâmina.

2) na hipótese de o Congresso mandar Dilma para casa mais cedo, o apoio do PSDB a um eventual governo chefiado por Michel Temer não será automático. Em privado, os tucanos revelam-se receosos de que Temer faça um governo loteado e convencional se a Presidência lhe cair no colo. Sob holofotes, dizem que não aceitarão cargos numa hipotética administração do PMDB. E afirmam que condicionarão o apoio ao programa de governo e à disposição de Temer de compor uma equipe que o distancie de velhas práticas.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.