Topo

Josias de Souza

Lula e Dilma discutem um futuro que já chegou

Josias de Souza

10/05/2016 15h54

De volta a Brasília, Lula almoçou com Dilma Rousseff nesta terça-feira. Discutiram estratégias para o futuro. Na Câmara, Lula era a bala de prata que impediria o impeachment de Dilma. No Senado, Dilma é a bola de ferro que condicionará os passos de Lula. Não há muito a fazer além de ruminar os equívocos e preparar a cenografia da saída.

O futuro chegou com tal rapidez que já está atrás de ambos. A derrota veio antes da votação dos senadores. Dilma já esvaziou as gavetas do Planalto. E se equipa emocionalmente para atravessar o crepúsculo de até seis meses no Alvorada. Lula, ministro suspenso da Casa Civil, perderá o cargo que o STF não permitiu que assumisse. E se habitua à ideia de prestar contas ao Supremo e ao juiz Sérgio Moro.

Num futuro remoto, o atual período histórico talvez seja retratado como a fase em que Lula, Dilma e o petismo entraram na Idade da Pedra Lascada.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.