Topo

Josias de Souza

MBL engana o público e tasca a coisa pública

Josias de Souza

27/05/2016 20h47


Entusiasta do impeachment, o Movimento Brasil Livre já se vangloriou de ser apartidário. Hoje, define-se como suprapartidário. Em notícia pendurada no cristal líquido do UOL nesta sexta-feira, os repórteres Pedro Lopes e Vinícius Segalla informam que a metamorfose tem inspiração pecuniária. A rapaziada do MBL vinculou a sua causa à engrenagem de partidos como PMDB, PSDB, DEM e Sodiariedade (pode me chamar de Força Sindical).

A novidade faz do MBL uma espécie de primo pobre de entidades como CUT, MST e UNE, três aparelhos capturados pelo Estado petista. As respectivas infantarias desceram ao asfalto custedas pelo déficit público e pelo imposto sindical. Ao aderir aos métodos que simulava combater, a turma que dizia representar a sociedade civil tornou-se sociedade organizada. Trocou a pressão popular pelo lobby. O grito virou resmundo. A explosão, flatulência. Ludibriou-se o público. E tascou-se a coisa pública.

Difícil saber, a essa altura, quem lidera a gincana do cinismo. Estalando de pureza moral, o PT valeu-se da notícia para veicular um texto no seu site. Nele, criticou os rivais que se escoraram nos partidos anti-Dilma para "financiar ônibus e lanches para manifestantes durantes os protestos pró-impeachment." Perdeu-se a mínima noção do ridículo.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.