Topo

Josias de Souza

Meirelles resiste e a lei de repatriação não muda

Josias de Souza

27/07/2016 12h03

Em reunião com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o ministro Henrique Meirelles (Fazenda) manifestou-se contra a ideia de modificar a lei que instituiu o programa de regularização de recursos mantidos ilegalmente por brasileiros no exterior. Ficou acertado que eventuais dúvidas serão sanadas pela Receita Federal, por meio de portarias.

Para Meirelles, o simples debate sobre a matéria conspira contra a arrecadação do fisco. Pessoas que eventualmente poderiam aderir à repatriação estariam adiando a providência na expectativa de que o Congresso providencie regras mais vantajosas. O governo esperava obter uma receita de pelo menos R$ 21 bilhões com a repatriação. Por ora, entraram nos cofres do Tesouro apenas R$ 8 bilhões.

Rodrigo Maia, que se dispunha a abrir uma discussão sobre o tema na Câmara, deu meia-volta. Auxilires de Temer, que compartilhavam do ponto de vista segundo o qual a lei sancionada por Dilma pedia alterações, também devem recuar. Em nome da segurança jurídica, o programa de repatriação ficará como está. O prazo para a adesão ao programa termina em 31 de outubro.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.