Topo

Josias de Souza

Ricardo Barros é o Trump da equipe de Temer

Josias de Souza

12/08/2016 16h10

Cada vez que Ricardo Barros move os lábios há vergonha e constrangimento no gabinete de Michel Temer, que precisa explicar por que o personagem é seu ministro. Na sua penúltima manifestação, o titular da pasta da Saúde disse que os homens cuidam menos da saúde porque trabalham mais do que as mulheres. "Os homens, até porque trabalham mais, são os provedores da maioria das famílias, não acham tempo para se dedicar à saúde preventiva."

Como de hábito, a má repercussão das declarações levou a assessoria do ministro a divulgar uma nota. O texto informa que Ricardo Barros "pede desculpas se foi mal interpretado". Quer dizer: Sua Excelência pede à plateia que perdoe os repórteres, que não o entenderam adequadamente. Esclarece que "se referia ao número de homens no mercado de trabalho." Foi repreendido até pela filha.

Não é a primeira vez que Ricardo Barros morde a língua. Não será a última. Mal comparando, o ministro está ganhando a aparência de uma espécie de Donald Trump do ministério de Temer. Suas tolices soam em periodicidade quase semanal. O que leva à pergunta: quer governo, afinal, é este?

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.