Topo

Josias de Souza

Geraldo Alckmin: 2018 ‘está fora da agenda’

Josias de Souza

04/10/2016 15h13

Vitaminado pela vitória em primeiro turno de João Doria em São Paulo, o governador tucano Geraldo Alckmin se apressa em despir o fugurino de presidenciável. Sabe que dois anos é uma eternidade em política. Melhor não ficar na chuva.

"O tema eleição presidencial está fora da agenda", disse Alckmin. "Nós estamos em 2016, a crise é muito grave. Temos que ajudar a retomar o emprego e a renda. É preciso ter rapidez nas reformas estruturais para gerar confiança no investidor. Esse deve ser o foco."

É curiosa a sina do PSDB. O partido tem Aécio Neves e Geraldo Alckmin, dois candidatos a 2018 que, seguindo a cartilha, não assumem suas candidaturas em público. Tem também José Serra, um candidato a estorvo para atazanar a vida de seus correligionários.

O estatuto do PSDB prevê a realização de eleições prévias. Mas elas jamais foram regulamentadas. Esses elementos conduzem os tucanos à antessala de um incêndio. Sem saída de emergência. Quando o PSDB cair em si, as chamas da divisão interna já terão derretido o projeto de voltar ao Planalto.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.