STF inclui Lula no ‘inquérito-mãe’ da Lava Jato
O ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, autorizou a inclusão de Lula no 'inquérito-mãe' do escândalo do petrolão. Apelidado de 'quadrilhão', esse inquérito corre na Suprema Corte. Apura a existência de uma organização criminosa formada para assaltar a Petrobras e outras estatais. Envolve 66 pessoas, entre elas empresários e políticos de três partidos: PT, PMDB e PP.
O pedido de inclusão de Lula havia sido feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Na petição encaminhada a Teori, Janot anotou que a organização corrupta investigada na Lava Jato "jamais poderia ter funcionado por tantos anos e de uma forma tão ampla e agressiva no âmbito do governo federal sem que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva dela participasse".
Além de incluir Lula no inquérito, o ministro do Supremo autorizou a Procuradoria-Geral da República a fatiar a investigação, dividindo-a em quatro partes. Haverá um inquérito para esquadrinhar o PT, com 12 investigados, incluindo Lula. Um segundo inquérito, sobre o PP, envolve 30 pessoas. Entre elas o presidente da legenda, senador Ciro Nogueira (PI).
Um terceiro inquérito, sobre o PMDB do Senado, lança uma lupa sobre a ação de 9 suspeitos. O nome mais vistoso desse processo é o do presidente do Senado, Renan Calheiros (AL). E um outro processo tratará do PMDB da Câmara, com 15 envolvidos. Juntos, os quatro inquéritos envolvem 66 investigados.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.