Topo

Josias de Souza

STF inclui Lula no ‘inquérito-mãe’ da Lava Jato

Josias de Souza

06/10/2016 16h07

O ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, autorizou a inclusão de Lula no 'inquérito-mãe' do escândalo do petrolão. Apelidado de 'quadrilhão', esse inquérito corre na Suprema Corte. Apura a existência de uma organização criminosa formada para assaltar a Petrobras e outras estatais. Envolve 66 pessoas, entre elas empresários e políticos de três partidos: PT, PMDB e PP.

O pedido de inclusão de Lula havia sido feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Na petição encaminhada a Teori, Janot anotou que a organização corrupta investigada na Lava Jato "jamais poderia ter funcionado por tantos anos e de uma forma tão ampla e agressiva no âmbito do governo federal sem que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva dela participasse".

Além de incluir Lula no inquérito, o ministro do Supremo autorizou a Procuradoria-Geral da República a fatiar a investigação, dividindo-a em quatro partes. Haverá um inquérito para esquadrinhar o PT, com 12 investigados, incluindo Lula. Um segundo inquérito, sobre o PP, envolve 30 pessoas. Entre elas o presidente da legenda, senador Ciro Nogueira (PI).

Um terceiro inquérito, sobre o PMDB do Senado, lança uma lupa sobre a ação de 9 suspeitos. O nome mais vistoso desse processo é o do presidente do Senado, Renan Calheiros (AL). E um outro processo tratará do PMDB da Câmara, com 15 envolvidos. Juntos, os quatro inquéritos envolvem 66 investigados.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.