Topo

Josias de Souza

Jantar do Alvorada roça quórum para a aprovação da emenda do teto de gastos

Josias de Souza

09/10/2016 19h49

De acordo com a contabilidade da assessoria de Michel Temer, cerca de 300 deputados confirmaram presença no jantar que o presidente oferece na noite deste domingo, no Palácio da Alvorada. O quórum do repasto se aproxima do número mínimo de votos necessários à aprovação da emenda constitucional que congela os gastos federais por 20 anos. Para prevalecer na votação da chamada PEC do teto de gastos, o governo precisa cravar no painel eletrônico da Câmara pelo menos 308 votos, em dois turnos de votação.

Prioridade da gestão Temer, a emenda do teto foi acomodada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), no topo da pauta de votações da semana. O Planalto corre para aprová-la em primeiro turno até terça-feira. Antes, terá de aprovar um requerimento retirando do caminho duas sessões de debate previstas no regimento interno da Câmara. A primeira sessão deveria ter ocorrido na sexta-feira. Mas o governo dormiu no ponto. Não conseguiu levar ao plenário o número mínimo de 51 deputados.

O Planalto preparou uma exposição para convencer os deputados da inevitabilidade da aprovação da emenda constitucional. Alega-se que ela é indispensável para equilibrar as contas do govenro, abrir espaço para a queda dos juros, recolocar o PIB na trilha do crescimento e inverter a curva do desemprego. Temer programou-se para fazer um rápido pronunciamento. Só depois de mastigar os dados e os apelos do anfitrião é que os deputados irão à mesa.

Mais cedo, Temer almoçou com Rodrigo Maia e deputados do grupo autodenominado de centrão. Deu-se na casa de Rogério Rosso (DF), líder do PSD. Participaram também o líder do governo, André Moura (PSC-SE) e o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.