Topo

Josias de Souza

Sistema politico está ‘falido’ e ‘fedido’, diz Renan

Josias de Souza

29/11/2016 19h07

.

Convidado a se pronunciar num evento da Ordem dos Advogados do Brasil sobre reforma política, Renan Calheiros (PMDB-AL) definiu o sistema político brasileiro como "caquético". Segundo o presidente do Senado, "é hora de fazer mudanças radicais em um sistema que está falido, fedido e que provoca, com razão, a eterna desconfiança da sociedade brasileira."

Renan declarou que o Senado já está fazendo a tal reforma. Referindo-se a um projeto de autoria dos senadores tucanos Aécio Neves (MG) e Ricardo Ferraço (ES), ele realçou que serão ajustados pontos que mexem na estrutura do modelo. Por exemplo: o fim das coligações proporcionais e a fixação de cláusula de desempenho que deve reduzir o número de partidos no país.

Renan mencionou também a necessidade de acabar com a reeleição para cargos de presidente, governador e prefeito. Na sua avaliação, 70% dos casos de improbidade administrativa e abuso de poder político decorrem do instituto da reeleição.

No seu discurso, Renan encara a realidade política em decomposição com o distanciamento de um scholar. Entretido com a podridão da política, o senador fala como se nada fosse com ele e com o seu PMDB. Renan desfila seus diagnósticos sobre a política carregando nos ombros 12 processos judiciais, oito dos quais relacionados à Lava Jato.

Como se fosse pouco, Renan discursou na OAB a dois dias de um julgamento em que o Supremo Tribunal Federal deve convertê-lo em réu num processo sobre o recebimento de propinas de uma emrpreiteira usadas para pagar as despesas de uma filha que o senador teve fora do casamento. Definitivamente, Renan não enxerga Renan no espelho.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.