Topo

Josias de Souza

Temer cedeu na Previdência por falta de opção

Josias de Souza

06/04/2017 21h37

.

Desde que assumiu a Presidência da República no lugar de Dilma Rousseff, Michel Temer gasta suas energias para aprovar um conjunto de reformas econômicas. Foi o caminho que escolheu para levar o país até as eleições de 2018. Nessa travessia, a mexida na Previdência é vital. O próprio Temer e seus operadores políticos afirmam nas reuniões com aliados que, sem essa reforma previdenciária, o governo acaba. Para não definhar, Temer cede além do que gostaria no texto do projeto original.

Temer já declarou que não está preocupado com popularidade. Disse que se dará por satisfeito se passar para a história como um presidente que entregou ao sucessor um país nos trilhos. O problema é que os aliados do presidente no Congresso terão um encontro com as urnas em 2018. Não estão em condições de rasgar votos. Há seis meses, Temer dizia que tocaria um governo de salvação e de união nacional. Hoje, não consegue se unir nem a Renan Calheiros.

Temer começa a se dar conta de que sua brigada parlamentar está preocupada em salvar a própria pele, não o país. A economia parou de piorar. Mas continua em frangalhos. O mandato de Temer está pendurado na Justiça Eleitoral. E a Lava Jato não para de trovejar. Diante de um temporal assim, a única proteção de Temer é sua maioria no Congresso. Se os congressistas rejeitarem a reforma da Previdência ou se aprovarem uma reforma pífia, transformarão o último guarda-chuva de Temer numa armação sem pano.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.