Topo

Josias de Souza

Boletim sobre Eunício não traz um diagnóstico

Josias de Souza

28/04/2017 02h25

O Hospital Santa Lúcia, de Brasília, divulgou na noite desta quinta-feira um boletim sobre a saúde do presidente do Senado, Eunício Oliveira. O paciente deu entrada na UTI da instituição de madrugada. Passou o dia sob observação médica. Mas não há no texto nada parecido com um diagnóstico.

Eis o teor do boletim, redigido às 21h: "O Hospital Santa Lúcia informa que o paciente Eunício Lopes de Oliveira permanece internado em observação na unidade de tratamento intensivo (UTI). Apresenta-se em bom estado geral e com melhora gradativa do quadro clínico. Já caminha sozinho e encontra-se consciente e orientado. Há perspectiva de alta da UTI amanhã pela manhã.

Assinam a peça os doutores Cláudio Carneiro, neurologista; André Sales, diretor clínico; e Raul Sturari, diretor médico. Eunício foi hospitalizado depois de passar mal e desmaiar em casa. Ao longo do dia os médicos descartaram duas suspeitas: acidente vascular cerebral e encefalite viral. No boletim noturno, abstiveram-se de mencionar outras cogitações.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.