Topo
Blog do Josias

Blog do Josias

Temer aciona as Forças Armadas para restabelecer a ordem na Capital federal

Josias de Souza

24/05/2017 17h06


Michel Temer acionou as Forças Armadas para conter protesto anti-governo e contra as reformas trabalhista e previdenciária. Convocado por centrais sindicais e movimentos sociais, o ato descambou para o quebra-quebra e a violência. A ação dos soldados se estenderá até 31 de maio (veja imagem do decreto abaixo). Segundo o ministro Raul Jungmann, da Defesa, a operação de 'Garantia da Lei e da Ordem no Distrito Federal' foi requisitada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-DF).

Houve reação instantânea no plenário da Câmara. Deputados do PT e de partidos que apoiam a manifestação, que também pede a renúncia de Temer e a convocação de eleições presidenciais diretas, revoltaram-se ao saber que o pedido para acionar as Forças Armadas partira de Rodrigo Maia. Houve tumulto. A sessão foi suspensa. O presidente da Câmara convocou os líderes ao seu gabinete. Antes, informou que requisitara o auxílio da Força Nacional, não das Forças Armadas.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.