Topo

Josias de Souza

Fachin se recusa a adiar depoimento de Temer

Josias de Souza

31/05/2017 20h12

O ministro Edson Fachin, relator da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal, indeferiu dois pedidos formulados pela defesa de Michel Temer. Num, os advogados solicitavam a suspensão do depoimento do presidente até a conclusão da perícia no áudio da conversa gravada pelo delator Joesley Batista, da JBS. Noutro, pediam que, mantido o interrogatório, a Polícia Federal fosse proibida de perguntar sobre o conteúdo do diálogo.

No despacho em que indeferiu as requisições da defesa, Fachin anotou algo que, para os advogados, deveria ser uma obviedade: como investigado, Temer não é obrigado a produzir prova contra si mesmo: "Reconheço ao requerente o direito, se assim desejar, de não responder quaisquer das perguntas que lhes forem formuladas, sendo que essa opção não poderá ser interpretada contrariamente aos seus interesses, tampouco implicar em proibição à autoridade policial de formulá-las."

Com mais esses dois indeferimentos, os advogados de Temer já colecionam cinco insucessos em seu relacionamento com Edson Fachin. O presidente terá 24 horas para responder —ou não— às indagações da Polícia Federal. Fará isso por escrito. O relator da Lava Jato fixou em dez dias o prazo para a conclusão do inquérito.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.