Mais informação com menos tempo de leitura
Topo
Blog do Josias

Blog do Josias

Temer deseja controlar a PF que irá interrogá-lo

Josias de Souza

31/05/2017 01h26

Michel Temer diz que se dará por satisfeito se passar à história como presidente das reformas. Isso ele provavelmente não vai conseguir. Mas seu lugar na posteridade já está assegurado. Ao autorizar a Polícia Federal a ecaminhar peguntas a Temer para que ele as responda por escrito, o ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, transformou o atual inquilino no Planalto no primeiro presidente da história a ser interrogado no exercício do mandato sob a suspeita de obstruir a Justiça, receber propina por meio de um ex-assessor e formar uma organização criminosa.

A esse ponto chegou o Brasil. Dois ex-presidente, Lula e Dilma, viraram matéria prima para a força-tarefa da Lava Jato em Curitiba. E menos de dez meses depois da deposição de Dilma, o país está novamente às voltas com a perspectiva de queda de mais um presidente.

O Supremo também decidiu que Temer e seu ex-assessor Rodrigo Rocha Loures, o homem da mala, serão investigados no mesmo inquérito. Contra esse pano de fundo, Temer deu carta branca ao novo ministro da Justiça, Torquato Jardim, para exercer maior controle sobre a Polícia Federal. Nos subterrâneos, Temer adula o amigo da mala da propina. Na superfície, Temer reage à crise com muita presença de espírito. O mais adequado seria a ausência de corpo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.