Topo

Josias de Souza

Delação de Cunha tem um capítulo sobre Maia

Josias de Souza

07/07/2017 21h44

A delação do ex-deputado Eduardo Cunha deve potencializar a debilidade política de Michel Temer, admitem aliados do próprio presidente. A novidade, em tese, leva água ao moinho da articulação para guindar o deputado Rodrigo Maia da presidência da Câmara para o Planalto. O diabo é que Cunha incluiu na sua proposta de colaboração com a Justiça um capítulo dedicado a Maia, informa a revista Veja em seu site. O novo delator acusa o substituto constitucional de Temer de intermediar negócios privados no Estado em troca de verbas de má origem.

De dentro da cadeia paranaense onde está hospedado, Cunha mandou um recado para Maia na última quarta-feira. "Avisa que ele também será lembrado", disse a um interlocutor que foi visitá-lo. A mensagem foi repassada a um dos advogados que trabalham na preparação da delação do ex-todo-poderoso comandante da Câmara. A pedido de Cunha, o doutor fará as vezes de pombo-correio. Maia já responde a inquérito no Supremo Tribunal Federal no âmbito da Lava Jato. Nas planilhas da Odebrecht, ele é o "Botafogo".

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.