Topo

Josias de Souza

Para se salvar, Temer eleva déficits fiscal e moral

Josias de Souza

02/08/2017 21h28

Entre os problemas que se acumulam sobre a mesa do presidente da República três são dramáticos: a dívida pública, o rombo da Previdência e o déficit moral. Para salvar o seu mandato, Michel Temer agravou todos eles. Em vez de cortar despesas, comprou deputados e loteou cofres públicos.

Sem força para impor sua reforma previdenciária, brindou a bancada ruralista com um refinanciamento de dívidas que custará à Previdência uma renúncia de R$ 5,4 bilhões. De resto, Temer revitalizou sua aliança com a banda podre do Congresso, cuja prioridade é preparar novas emboscadas legislativas contra a Lava Jato.

Temer vende a tese segundo a qual o sepultamento da denúncia de corrupção contra ele beneficia o país e permite ao governo retomar sua agenda de reformas. É conversa fiada. Segundo o Ibope, 81% dos brasileiros gostariam que a Câmara autorizasse o Supremo Tribunal Federal a julgar Temer. E a maioria da infataria do governo não quer reformar coisa nenhuma. Quer manter os velhos hábitos.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.