Topo

Josias de Souza

Raquel Dodge atribui a Michel Temer transferência de reunião para Jaburu

Josias de Souza

13/08/2017 19h31

Raquel Dodge descobriu da pior maneira possível que, em política, todo mal começa com as explicações. Crivada de críticas por encontrar Michel Temer à noite, no Palácio do Jaburu, a futura substituta do procurador-geral da República Rodrigo Janot mandou divulgar uma nota, em pleno domingo, para se explicar. A nova chefe do Ministério Público da União atribuiu ao investigado Temer a escolha do horário e do local do encontro. "Os fatos que motivaram a reunião são institucionais", diz o texto da nota.

A procuradora-geral informa que pediu uma audiência formal com Temer. O pedido foi enviado em e-mail da Procuradoria, no dia 7 de agosto. Nessa versão, a conversa foi marcada para o dia seguinte, terça-feira. Não há vestígio do compromisso no rol de audiências do presidente. "…Sempre constou da agenda de Raquel Dodge", esclarece a Procuradoria, com cinco dias de atraso.

Leia a seguir a íntegra da nota. O repórter volta no final.

O gabinete da Procuradora-Geral da República nomeada, Raquel Dodge, formalizou no dia 7 de agosto (às 15h43) o pedido de audiência com o presidente da República, Michel Temer. A solicitação foi feita por mensagem eletrônica enviada de e-mail da Procuradoria Geral da República para e-mail oficial da secretaria do Palácio do Planalto. A audiência foi confirmada entre as secretarias e sempre constou da agenda de Raquel Dodge.

Os fatos que motivaram a reunião são institucionais. O Presidente viajará aos Estados Unidos antes da data de abertura da Assembleia Geral da ONU, no dia 19 de setembro, tradicionalmente feita pelo Brasil. O mandato do atual PGR terminará no dia 17 de setembro. Com isso, caso a posse ocorresse apenas após a viagem presidencial, o Ministério Público da União (MPU) ficaria sem titular para o exercício de funções institucionais junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), a partir do dia 18 de setembro.

A Presidência da República confirmou a audiência para o fim da tarde de terça-feira (8), no Palácio do Planalto.  No decorrer daquela tarde, o gabinete de Raquel Dodge foi contatado pela secretaria da Presidência, informando atraso no horário da audiência, porque o Presidente da República ainda estava em viagem a São Paulo. No último contato, foi informado novo atraso e transferência do local da audiência para a residência oficial do Presidente.

Na audiência, a procuradora-geral da República nomeada Raquel Dodge fez ver  ao Presidente as razões legais para manter a posse antes de sua viagem, como tratado no dia da nomeação. Também fez ver ao Presidente ser próprio e constitucionalmente adequado que a posse fosse dada na sede da Procuradoria Geral da República."

Ao convidar Michel Temer para sua posse, Raquel Dodge deu uma demonstração de civilidade. Embora tenha sido denunciado por corrupção passiva, o personagem não deixou de ser presidente da República. A Câmara impediu que o Supremo Tribunal Federal o afastasse. Mas não há fato institucional que justifique o vaivém da procuradora para assegurar a presença de Temer na solenidade. O presidente vai viajar? Ora, paciência. Sua ausência preencheria uma lacuna.

De resto, se Raquel Dodge fazia tanta questão de ajustar o horário de sua posse ao plano de voo da aeronave presidencial, poderia ter feito diferente. O presidente atrasou? Hummm… A audiência foi transferida do final da tarde para as 22h? Hã, hã… Migrou do Planalto para o Jaburu? Então, tá! A doutora sugeriria o reagendamento para o dia seguinte, em hora e local apropriados. Afinal, a posse só acontecerá em 18 de setembro! Um mínimo de liturgia teria evitado o desperdício de um naco do domingo de Raquel Dodge.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.